quinta-feira, 18 de junho de 2009

Comunicação Comunitária I

Trabalho comunitário consistia em melhor a comunicação de uma Ong.

Ong escolhida pela Invicta foi:

A Fundação Luiz Marcondes atende as necessidades especiais da comunidade surda, divulgando informações especializadas na área da educação inclusiva, valorizando crianças, adolescentes e adultos.
A finalidade é cumprir exclusivamente o papel de apoiar a escolarização e não substitui –la, sendo que a aprendizagem está relacionada à “Educação Formal” que é uma educação legalmente reconhecida e certificada, não há disputa entre si, cada uma tem suas características, a “Educação Informal” é aquela que acontece fora da escola, sendo ministrada na Fundação.Além de oferecer um curso de libras (língua oficial dos deficientes auditivos) para os deficientes, os parentes e para a comunidade.
A Fundação luta pela igualdade e para que as pessoas especiais tenham direito à alfabetização e que possam dar continuidade aos estudos em escola comum, podendo assim ter um trabalho digno.

Programa de valorização de iniciativas culturais

As atividades desenvolvidas pelo projeto visa atender totalmente a comunidade surda, sem restrições regionais e de faixas etárias, através de atividades sócio- educativas e culturais, proporcionando melhor qualidade de vida e inclusão social.

Objetivos

- Estimular vivência, prática, currículo funcional dos alunos matriculados na educação básica, na formação continuada de crianças e adolescentes, trabalhando a auto-estima dos portadores de surdez e seus familiares diretos.

-Desenvolver crianças, adolescentes com dificuldades de aprendizagem por causas físicas, sensórias, neurológicas, emocionais, intelectuais e sociais contribuindo para a diminuição de índices de evasão escolar, incentivando a educação especial e inclusão social.

- Contribuir com a educação de jovens e adultos no acompanhamento escolar, leitura aperfeiçoamento na escrita etc. Desde que freqüente a escola regular para que possam ser inseridas no mercado de trabalho.

- Compreender a LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais), pois é a linguagem oficial dos surdos.

- Divulgar a cultura surda através da música, teatro, e dança deixando claro que diante das dificuldades do surdo com a língua falada eles são capazes de desenvolver uma linguagem que ainda diferente da usual, é eficaz para a comunicação e lhes abre as portas para o conhecimento e cultura.

Metodologia

A Metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto é baseada em bibliografias modernas de aplicação, seja das discussões, ou da prática das atividades atuando de forma a vivência os meios de utilização no exercício de sua função profissional a que se destinam aulas práticas e dinâmicas estudo de grupo etc.

Atividades

- Atendimento Psicológico e fonoaudiológico.

- Assistência social e intérprete (necessário agendar)

- Orientação às famílias.

- Apoio pedagógico no desenvolvimento do aprendizado escolar, ensino da Língua portuguesa e alfabetização para surdos.

- Introdução à Informática

- Capacitação e Orientação Profissional.

- Oficinas de Dança, teatro e artesanatos.

- Curso de LIBRAS :

  1. Conversação em LIBRAS

Aperfeiçoamento/conversação/configurações das mãos/revisão/conhecimento a cultura surda
Segundas – feiras das 19:00 Às 21:15

  1. LIBRAS para iniciantes

Sábados das 9:00 D:\StefaniD:\Stefanie\Com. Come\Com. Comao 12:00

  1. LIBRAS para Deficientes auditivos
Quartas –feiras período integral

Divulgação feita pela agência invicta

- Produção e divulgação do anúncio na Gazeta do Tatuapé

E no site da Revista City Penha

Produção e impressão de folhetos para a divulgação do curso de libras


Produção e impressão da papelaria

Criação de blog, para uso interno


Criação de site, para uso externo

Duração do trabalho comunitário: 1 mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário